29 de mar. de 2008

Beber muita água é bom para a saúde?



Tornou-se consenso a idéia de que todos devem ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia para manter o organismo em equilíbrio. Contudo, poucos se questionam sobre os benefícios deste hábito. Aliás, é realmente saudável beber tanta água assim?

De acordo com o clínico geral Paulo Olzon, a quantidade adequada para cada um é variável. Além disso, o médico afirma ser infundada a preocupação de tomar uma quantia mínina, porque o próprio corpo desempenha este controle. "Devemos beber água sempre que sentirmos sede. Não acontece de ingerirmos menos líquido de que precisamos, exceto em casos especiais, como febre muito alta ou coma", afirma o médico.
O especialista ainda ressalta alguns inconvenientes da mania de beber água sem parar. "A pessoa pode até acordar no meio da noite para ir ao banheiro e acabar gerando uma insônia por conta disso", diz Olzon.
A nutricionista Fabiana Schimdt também põe abaixo a obrigatoriedade de ingerir ao menos dois litros diários. "Existe este padrão, mas nem sempre é verdadeiro", afirma. "As necessidades calóricas variam de pessoa para pessoa, assim como a quantidade de ingestão de água. O tipo de atividade física realizada também altera este percentual", acredita. É quase impossível crer que beber muita água possa trazer conseqüências desagradáveis ao organismo. Porém, o excesso nunca é saudável. "A ingestão excessiva dilata o estômago e faz com que a pessoa coma mais.
Outro problema é a diminuição do suco gástrico, que acaba atrapalhando a digestão", explica Fabiana.Nesta questão, o que vale mesmo é usar o bom senso e respeitar os sinais do corpo. Mas, o urologista Pedro Assaf acredita ser difícil consumir água demais no Brasil, já que por ser um País quente as pessoas bebem água conforme sentem a necessidade de se hidratar e acabar com a sede. "O importante é não se esquecer de tomar água para manter os rins e a pele saudáveis", finaliza.


Serviço:Fabiana Schimdt - nutricionista



Paulo Olzon - clínico geral

Email: olzon@terra.com.br

Nenhum comentário: