12 de out. de 2010

Entenda os benefícios e malefícios as bebidas gaseificadas!

Antes, para evitar confusão, é preciso esclarecer o que entendemos por bebidas gaseificadas: toda e qualquer bebida que contenha dióxido de carbono, ou seja, gás. Os exemplos mais comuns são a agua com gás e os refrigerantes com gás. Agora, vamos analisar as dúvidas mais comuns.




As bebidas gaseificadas nos fazem engordar?

Este tipo de bebida não faz engordar desde que não tenha nenhum açúcar adicionado. O que determina se uma dada bebida faz engordar tem a ver com a sua composição em termos de açúcar, pois o gás em si não tem calorias. Trata-se apenas de uma forma de dar um sabor especial e agradável às bebidas e conservá-las.


Elas também servem de antioxidante. Há, porém, quem defenda o contrário, sustentando que, inclusive, as águas gaseificadas aumentam a ingestão hídrica e alimentar, o peso e a capacidade do nosso corpo em assimilar uma maior quantidade de alimentos.



As bebidas gaseificadas ajudam no processo de perda de peso?

Mais uma vez é necessário ter em mente a composição das bebidas em termos de açúcar. As bebidas gaseificadas sem açúcar ou com um baixo teor de açúcar podem revelar-se, na verdade, uma boa opção para quem quer emagrecer.



As bebidas gaseificadas tem algum efeito sobre o estado da nossa pele?

O fosfato que é utilizado nas bebidas gaseificadas vai reagir com o dióxido de carbono para lhe conferir aquelas bolhinhas habituais. Trata-se de um ingrediente também presente em alimentos processados para conservá-los e realçar o seu sabor. O problema é que esta matéria não implica apenas o envelhecimento da pele, mas contribui também para o aparecimento de doenças renais e cardiovasculares diretamente relacionadas com a velhice. O fosfato leva a níveis de toxicidade elevados no organismo do ser humano, o que provoca um envelhecimento prematuro.



Existem outros problemas de saúde relacionados à ingestão de bebidas gaseificadas?

Foi defendido por um investigador brasileiro que consumir bebidas gaseificadas pode estar na origem de problemas dentais ou ainda de problemas relacionados com o sistema nervoso central. Foi observado, com base num grupo de vários pacientes obesos, que o consumo exagerado de bebidas gaseificadas impede uma resposta adequada do organismo a tratamentos de emagrecimento. No final do tratamento, estes pacientes tinham grandes dificuldades para manter o seu novo peso em relação a outros pacientes que não tomavam tanto a bebida gaseificada.



Quais as consequências das bebidas gaseificadas para o nosso esqueleto?

Segundo outro estudo, o consumo de bebidas gaseificadas pode implicar um maior risco de fraturas ósseas. Com base nas conclusões deste estudo, o risco é três vezes maior em comparação com outros indivíduos que não tomam a bebida.



Para concluir, podemos dizer que há bebidas gaseificadas sem açúcar que, embora possam ter um efeito positivo para quem pretende perder peso, podem sempre representar algo pouco benéfico, tendo em conta o fosfato que incluem na sua composição e o seu efeito nefasto sobre o nosso organismo. As bebidas gaseificadas com açúcar podem ter consequências ainda piores para quem pretende iniciar uma dieta para perder peso, porque o açúcar faz engordar.
 
Fonte:
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_43/2010/10/07/ficha_saudeplena_nutricao/id_sessao=43&id_noticia=29441/ficha_saudeplena_nutricao.shtml

Nenhum comentário: