Conheça o programa que propõe mudanças de hábito muito simples (e nada impossíveis), capazes de preservar o vigor e a juventude do seu organismo. Bastam duas semanas
Por Regina Célia Pereira, Igor Paulin e Fábio de Oliveira
Caminhar, dormir, comer, escovar os dentes e aprender a relaxar. Se boa parte dessas ações faz parte do seu dia-a-dia, já é meio caminho andado para desacelerar o processo de envelhecimento. É o que defendem o professor de anestesiologia e medicina interna Michael Roizen e o cirurgião Mehmet Oz no livro You Staying Young (Você Permanecendo Jovem, numa tradução literal), lançado em outubro nos Estados Unidos. “Queremos dividir a alegria de ser capaz de controlar a qualidade da própria vida”, diz à SAÚDE! Roizen. “Assim, muitas pessoas podem viver com juventude por mais tempo. Ou seja, chegar aos 90 anos como se tivessem 40, com a sabedoria de uma avó sem se sentir como tal.”
Para ambos os autores, existem 14 fatores capazes de acelerar ou frear os avanços da idade — entre eles estão substâncias nocivas produzidas pelo próprio organismo diante de situações de estresse contínuo, além, é claro, do que vai à mesa.
SAÚDE! apurou tintim por tintim as recomendações que preenchem as 415 páginas dessa enciclopédia dos bons hábitos. “Leva entre 14 e 21 dias para engrená-los”, garante Roizen. A seguir você confere quais são as atitudes que deve pôr em prática todo santo dia e aquelas que podem ser cumpridas uma ou algumas vezes por semana.
SAÚDE! apurou tintim por tintim as recomendações que preenchem as 415 páginas dessa enciclopédia dos bons hábitos. “Leva entre 14 e 21 dias para engrená-los”, garante Roizen. A seguir você confere quais são as atitudes que deve pôr em prática todo santo dia e aquelas que podem ser cumpridas uma ou algumas vezes por semana.
Bom rejuvenescimento!
GARANTIA ESTENDIDA É assim que os médicos Michael Roizen e Mehmet Oz denominam o plano de 14 dias para desacelerar o envelhecimento do organismo
1° dia
Para dar início à transformação radical em seus hábitos, o duo sugere uma série de ações neste primeiro dia. Compre um bom par de tênis para caminhar. Com uma fita métrica meça a circunferência da cintura, um indicativo do risco de problemas cardiovasculares — nos homens, o limite não deve passar os 90 centímetros e nas mulheres, 80. Finalmente, marque uma consulta médica para medir a pressão e pedir uma série de testes de sangue, como o que avalia os níveis de colesterol. E faça ainda uma boa reflexão: como você sente que envelheceu nos últimos cinco anos?
2° dia
Dê uma boa olhada na despensa e livre-se dos produtos com muita gordura saturada e trans, que entopem as artérias, e com muito açúcar. Para os fumantes, esse também é o dia de dar um fim nesse vício — acesse www.revistasaude.com.br e veja como.
3° dia
Corte calorias. Para isso, Roizen e Oz recomendam comer apenas três quartos do que você costuma consumir nas refeições. Faça isso durante três dias, o prazo para o seu organismo se adaptar ao novo padrão de porções. A restrição calórica é um elixir da longa vida.
4° dia
O desafio de hoje é ficar sem assistir tevê e nem sequer ler jornal. E o computador? Só o ligue se a tarefa for importante. E aproveite essa pausa para limpar a mente. Em seguida liste as duas coisas que mais o estressam e trace uma estratégia para dar cabo delas.
5° dia
Siga com o corte de calorias, mas dê uma quebrada na rotina. Faça algo bem diferente. Já experimentou comer em um restaurante vietnamita? Vale também decorar um poema. E sele a paz com seu maior adversário no trabalho, por exemplo – para Roizen e Oz há coisas mais importantes do que ficar se debatendo por bobagem. No fundo, todas essas atitudes contribuem para harmonizar seus pensamentos.
6° dia
Reserve pelo menos uma hora para fazer algo com sua família. E tente ficar um dia inteiro sem julgar o que quer que seja. Nessa altura você já deve estar se acostumando a comer menos, mas continue caprichando nos alimentos ricos em nutrientes que prolongam sua longevidade (veja o quadro). Torne o preparo e o consumo de refeições e lanches saudáveis algo rotineiro.
7° dia
Continue no processo de desintoxicação mental, recomendam Roizen e Oz. Eles ainda decretam: pare de só ficar lendo livros de auto-ajuda. Em vez de mergulhar em páginas e mais páginas de conselhos, procure pôr em prática o que as obras já lidas preconizam.
8° dia
Meça sua cintura de novo. Pegue a fita métrica e, depois de respirar fundo, posicione-a na altura do umbigo. Depois dê um pulo no supermercado e reabasteça sua cozinha com alimentos saudáveis — frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras.
9° dia
Ligue para aquele amigo do colégio com quem você não fala há anos. As amizades fortalecem a capacidade de suportar as pressões do dia-a-dia, afastando os efeitos negativos do estresse, como a queda da imunidade.
10° dia
Pratique ioga pelo menos uma vez por semana (conheça seus benefícios). Escreva um bilhete de agradecimento a uma pessoa que lhe é muito especial, dizendo o quanto você aprecia as pequenas coisas que ele ou ela faz.
11° dia
Relaxe. Experimente a meditação, uma forma de acalmar seu cotidiano (leia o quadro). E um último exercício: pense e escreva sobre a importância da vida. Para encerrar o dia, telefone para alguém com mais de 80 anos com quem você não costuma falar regularmente — ao menos, esse é o conselho dos autores.
12° dia
Levante pesos. Faça isso pelo menos de duas a três vezes por semana. Pense sobre o lado bom da vida. E, por fim, escreva três coisas pelas quais você se sente agradecido.
13° dia
Reúna a família para algum programa só para vocês. De novo, procure varrer todas as mágoas. Agradeça àquelas pessoas que já o ajudaram um dia, mesmo que faça muito tempo — e procure, inclusive, retribuir.
14° dia
Depois de tudo o que você aprendeu nessas duas semanas, compartilhe seus conhecimentos sobre como envelhecer bem com um amigo — isso também traz qualidade de vida. E indiretamente contribui para a sua juventude.
Fonte: http://saude.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário