28 de out. de 2007

Leite Adulterado? Como escolher o melhor?









Substâncias Encontradas Nos Leites UHT's:


Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica) (Corrosivo)


Acído Nítrico (Corrosivo) Fertilizantes e Explosivos


Peróxido De Di-hidrogênio (Água Oxigenada)




Sobre o Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica)

.

Ingestão: Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.




Inalação: Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.




Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.




Olhos: Perigoso. Pode causar queimaduras, danos a córnea ou conjuntivo.




Escolha leite UHT que possua somente o Citrato de Sódio, algumas marcas utilizam desde o Estabilizante Citrato de Sódio até mais 3 produtos quimicos em sua composição, em um total de 4 produtos quimicos. Use o bom senso e procure por alguma certificação ISO da empresa que comercializa o leite. Verifique a lateral da embalegem do leite e procure pelos Ingredientes que o compõe, escolha o que tiver somente o Citrato de Sódio e nada mais.




Ao experimentar várias marcas de leite você irá notar que algumas possuem os seguintes paladares: Ovo, Produto Quimico, Salgadas, Aquosas.


Se perceber isto evite tais marcas. Isto é o mínimo que você pode fazer, pois até mesmo empresas certificadas e de renome não podem indentificar certos produtos quimicos em seus testes laboratorias de amostragem, pois além de não estarem adequadamente preparadas para isto, os produtos quimicos podem estar mascarados devido a vários processos na fase de adulteração.




Produtos Químicos Utilizados Na Elaboração Do Leite UTH: Para quem quiser pesquisar sobre o que contém o leite UHT que você está tomando. Substâncias utilizadas ou não, em maior ou menor quantidade na elaboração do leite UHT dependendo da marca. A mais comum é o Citrato de Sódio, o qual todos os leites UHT possuem.


O que segue são substâncias químicas realmente utilizadas nos leites UHT e impressas claramente em várias embalagens de marcas diferentes (de 1 até 4 substâncias utilizadas).




Tripolifosfato de Sódio ouTripolifosfato Pentassódico ou Trifosfato de sódio




Fosfato Trissódico ou Ortofosfato Trissódico




Trissódico Dihidratado (Ácido Cítrico) ou Citrato Trissódico Dihidratado (Ácido Cítrico) ou Citrato Tribásico Dihidratado (Ácido Cítrico)




Citrato de Sódio


.

Minha maior dúvida, a qual não passa de mera especulação, e não quero fazer alardes, são as Dioxinas. Peço que leia a matéria do primeiro link até o final, onde aparece sobre o Farelo de Polpa Citríca (Citrus Pulp Pellets - CPP) e que foi produzida no Brasil largamente e usado como parte da ração do gado europeu ex: Alemanha (e de mais algum pais ?!?)
Vale a pena conhecer!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Caro Gilson,

Não sei qual é sua formação acadêmica, mas tenho quase certeza de que você é mais um destes leigos que adoram um terrorismo barato.

Senti falta de você incluir nesta sua lista de aditivos o Monóxido de Dihidrogênio. Esta é outra substância terrível presente em TODAS as marcas de Leite UHT e que é permitida pela legislação. Veja mais informações neste outro blog: http://asterisko.blogspot.com/2005/09/logro.html

Só para dar um pequeno fundo técnico-científico para este seu texto, os aditivos alimentícios permitidos em Leite UHT são regulados pela Portaria 370/97 do Ministério da Agricultura e são: Monofosfato de Sódio, Difosfato de Sódio, Trifosfato de Sódio e o Citrato de Sódio (que aparentemente você é fã). Os três primeiros, foram aprovados pela Comissão de Alimentos do Mercosul em 1994. Já o Citrato, foi aprovado em 1996.

Apesar dos links negativistas e tendenciosos sobre os fosfatos, que você colocou, gostaria de lhe informar que estes aditivos são seguros para a alimentação humana, sendo aprovados pelo Codex, FDA, Comunidade Européia, Mercosul, Ministério da Saúde e Ministério da Saúde.

Você come diariamene várias gramas destes fosfatos em vários produtos como, presunto, mortadela, bolo, biscoito, requeijão, suco em pó, entre muitos outros. E até em complexos vitamínicos!

Vale esclarecer que a segurança alimentar de qualquer aditivo depende da Pureza e da Dosagem utilizada. O fosfato utilizado no detergente, quimicamente é a mesma molécula que o utilizado no Leite UHT, o que muda é o Grau de Pureza.

Se o que estou lhe dizendo é muito complexo para você, dou um exemplo: Água mineral e água de latrina, quimicamente é tudo água. Só que para beber, só serve a mineral, que tem maior pureza. Entendeu?!?

Portanto, colocar os links que você colocou neste seu blog é o mesmo que colocar um link sobre a água do Rio Tietê, só para aterrorizar as pessoas leigas e tentar convencê-las de não beber mais água.

Só para fechar, se você tiver interesse, dê uma estudada na legislação de alimentos, como queijos, por exemplo. Você vai descobrir que a Soda Cáustica é permitida pela legislação em muitos produtos alimentício.

O problema da Soda Caústica e dos demais aditivos no Leite UHT não é sua toxicidade, mas sim o simples fato da legislação não permitir o uso deles no leite. Isto é que constituiu a a fraude.

Anônimo disse...

olá gilson.

realmente o assunto do leite é realmente polemico. li o post do anonimo, deve ser diretosr de alguma empresa ou gerente de supermercado. a questão principal para mim é quanto a qualidade nutricional do leite l.vida e as consequencias do uso de tantos produtos quimicos para as novas gerações, como nossos filhos, que farão uso destes produtos por toda vida. a algum tempo não se usava tantos produtos industrializados e seus prazos de validade não eram tão longos. não sei se há estudos sobre a segurança deles a longo prazo, tipo 20, 30 anos. e acho que estão aí os verdadeiros questionamentos.

Unknown disse...

Eu não acho que o autor da matéria é terrorista. Acho até que ele não falou nada sobre os outros componentes químicos.Acho que voce sim, que falou isto dele, aterrorizou ele, pq ele não escreveu + nada sobre o assunto. Por quê as empresas que comercializam o leite longa vida não vêem a público c/ esclarecimentos? Acho que os órgãos responsáveis pelo leite longa vida e outros alimentos, não estão nem aí p/ nossa saúde, só p/ o salário deles no fim do mes. Infelizmente. Pq se alguem responsáel se preocupasse, não teria tanta química no leite de todos os dias.A validade é de quatro meses, para quê? Poderia ser de um mes, e estaríamos + seguros da nossa saúde. É tomar e se arriscar ou não tomar e tomar um chá qlq, que tem + gosto de água, e não dá aquela sensação de matar realmente a fome. Estamos à mercê do sistema corrupto e sem informações corretas. Eu vou continuar tomando o leite, mesmo pq não tenho alternativa. E Deus que nos ajude! Ah! E a MINHA formação acadêmica é a de quem toma leite lomga vida todos os dias.Nada a ver...

Unknown disse...

Pesquisei. Diz que estas químicas fazem pte do leite natural.
http://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2007/12/03/35026-exclusivo-associação-da-industria-do-leite-longa-vida-esclarece-suspeitas
Legal!

Alceu disse...

Caso haja dúvidas sobre o caráter científico do que encontramos neste blog, no que tange ao leite, favor entrar no blog abaixo, ajuda a formar opinião.
http://leiteadulterado-ufrj.blogspot.com/

A verdade, diz o profeta "Sensato", não é vizinha do umbigo.

Brasil! Acima de tudo!

Anônimo disse...

Tomem leite de saquinho. In natura.

alyson disse...

Esse anonimo com certeza é dono ou trabalha com leite falsificado, o leite tem que ter como ingrediente, LEITE . O mel tem que ter como ingrediente MEL . PRONTO.

juliana dias disse...

A polémica é grande,só queria saber se esses componentes químicos causam câncer a longo prazo?

Soniaaa disse...

Acredito que o uso contínuo destes produtos é prejudicial sim, o negócio é consumir mais produtos in natura. Parar de abrir tantas embalagens.

jean marte disse...

Concordo permanente com voce; o anónimo e daqueles que aprovam a industria dos alimentos com produtos químicos e agrotoxicos; diz para ele porque o Brasil e campeao no uso de agrotoxico no mundo e e a populacao que mas tem diversos tipos de canser e etc....devemos sim exigir podutos de qualidades; nao ao capitalismo egoísta que mata tantos por dinheiro e nao se preocupan com a saude da dois mais pobres...

Unknown disse...

Fala sério, depois da infância o ser humano NÃO precisa mais de leite. E não venham com a história de que ele nos fornece o tão falado e necessário cálcio, pois existe muitas outras fontes de cálcio melhores que o leite...... portanto PAREM de beber esse veneno industrializado.

Peninha disse...

Olá! Meu nome é Ageu Pena.
Por acaso eu resolvi ler o que contém no leite longa vida. Fiquei curioso e busquei informações no google. Fiquei impressionado. Li que alguns americanos se queixaram de uma dessas químicas e até uma loja de sanduíches resolveu tirar da fórmula de seu pão tal química.
Ainda não convencido fui aos mercados procurar saber quais marcas de leite LV acrescenta aquelas químicas e descobri que apenas duas não as utilizas. Duas marcas pouco conhecidas e o que mais me impressionou foi que eu julgava que a de custo mais elevado fosse a mais pura, me enganei.
Voltei pra internet e encontrei esse Blogger.
O comentarista anonimo deve estar com medo de perder o emprego ou leva alguma vantagem.
O prejuízo que esses produtos químicos causam à saúde são irreversíveis.
Parabéns Gilson.

Unknown disse...

Sobre um produto ser permitido pela legislação não garante que seja seguro consumi-lo, podemos usar como exemplo o CIGARRO, o ÁLCOOL e até o AÇÚCAR.

São Venenos, matam, viciam e adoecem as pessoas, as vezes a curto prazo as vezes a longo prazo. Vejam a quantidade de pessoas com câncer hoje em dia. Todos conhecem alguém que tem ou teve câncer eu mesmo conheço pelo menos 4 pessoas, se for pra falar de diabetes e doenças degenerativas então, vai fica difícil achar alguém que não sofra de alguma dessas doenças. E então de onde vem tudo isso?

Simplesmente da nossa alimentação poluída e destruída pelos aditivos químicos e mutações forçadas nos vegetais, tudo isso com o aval dos órgãos que deveriam proteger os cidadãos.

Sobre os órgãos, nem vale a pena comentar, se até o FDA é vendido ás indústria farmacêutica imagine os outros dos pobres países subdesenvolvidos como nosso Brasil. A coisa esta feia, e o final vai ser mais feio ainda. Só para abrir os olhos, procurem um filme intitulado "O Marketing da Loucura", daí da para se ter uma ideia de como estão as instituições humanas.

Não sei qual é a saída más o conhecimento pode algum dia apontar uma, por isso o melhor é se informar sempre. Essa é minha singela opinião.


DAVI.

Anônimo disse...

Caros amigos, não bebão leite, usem a dieta paleolítica, senão vamos morrer todos com cancer logo logo, é o que os poderosos querem!!!

Unknown disse...

Tomo já há algum tempo, leite sem lactose em pó. E me chamou a atenção quando meu marido comentou que o tal 'leite em pó " que estou consumindo na realidade não é leite e sim um derivado.de produtos químicos. Tomo por xá usa do cálcio. Mas notei algumas coisas estranhas como, muita dor no estômago e baço. Meu inchaço bem como celulite aumentoum muito e sinto que meu sistema linfático não está legal. Será do leite em pó sem lactose? Acho que vou dar uma parada para fazer o teste. Vou ter que me adaptar ao café preto.