30 de mai. de 2008

Você mais JOVEM em 14 dias

Conheça o programa que propõe mudanças de hábito muito simples (e nada impossíveis), capazes de preservar o vigor e a juventude do seu organismo. Bastam duas semanas

Por Regina Célia Pereira, Igor Paulin e Fábio de Oliveira

Caminhar, dormir, comer, escovar os dentes e aprender a relaxar. Se boa parte dessas ações faz parte do seu dia-a-dia, já é meio caminho andado para desacelerar o processo de envelhecimento. É o que defendem o professor de anestesiologia e medicina interna Michael Roizen e o cirurgião Mehmet Oz no livro You Staying Young (Você Permanecendo Jovem, numa tradução literal), lançado em outubro nos Estados Unidos. “Queremos dividir a alegria de ser capaz de controlar a qualidade da própria vida”, diz à SAÚDE! Roizen. “Assim, muitas pessoas podem viver com juventude por mais tempo. Ou seja, chegar aos 90 anos como se tivessem 40, com a sabedoria de uma avó sem se sentir como tal.”
Para ambos os autores, existem 14 fatores capazes de acelerar ou frear os avanços da idade — entre eles estão substâncias nocivas produzidas pelo próprio organismo diante de situações de estresse contínuo, além, é claro, do que vai à mesa.
SAÚDE! apurou tintim por tintim as recomendações que preenchem as 415 páginas dessa enciclopédia dos bons hábitos. “Leva entre 14 e 21 dias para engrená-los”, garante Roizen. A seguir você confere quais são as atitudes que deve pôr em prática todo santo dia e aquelas que podem ser cumpridas uma ou algumas vezes por semana.
Bom rejuvenescimento!

GARANTIA ESTENDIDA É assim que os médicos Michael Roizen e Mehmet Oz denominam o plano de 14 dias para desacelerar o envelhecimento do organismo
1° dia
Para dar início à transformação radical em seus hábitos, o duo sugere uma série de ações neste primeiro dia. Compre um bom par de tênis para caminhar. Com uma fita métrica meça a circunferência da cintura, um indicativo do risco de problemas cardiovasculares — nos homens, o limite não deve passar os 90 centímetros e nas mulheres, 80. Finalmente, marque uma consulta médica para medir a pressão e pedir uma série de testes de sangue, como o que avalia os níveis de colesterol. E faça ainda uma boa reflexão: como você sente que envelheceu nos últimos cinco anos?
2° dia
Dê uma boa olhada na despensa e livre-se dos produtos com muita gordura saturada e trans, que entopem as artérias, e com muito açúcar. Para os fumantes, esse também é o dia de dar um fim nesse vício — acesse www.revistasaude.com.br e veja como.
3° dia
Corte calorias. Para isso, Roizen e Oz recomendam comer apenas três quartos do que você costuma consumir nas refeições. Faça isso durante três dias, o prazo para o seu organismo se adaptar ao novo padrão de porções. A restrição calórica é um elixir da longa vida.
4° dia
O desafio de hoje é ficar sem assistir tevê e nem sequer ler jornal. E o computador? Só o ligue se a tarefa for importante. E aproveite essa pausa para limpar a mente. Em seguida liste as duas coisas que mais o estressam e trace uma estratégia para dar cabo delas.
5° dia
Siga com o corte de calorias, mas dê uma quebrada na rotina. Faça algo bem diferente. Já experimentou comer em um restaurante vietnamita? Vale também decorar um poema. E sele a paz com seu maior adversário no trabalho, por exemplo – para Roizen e Oz há coisas mais importantes do que ficar se debatendo por bobagem. No fundo, todas essas atitudes contribuem para harmonizar seus pensamentos.
6° dia
Reserve pelo menos uma hora para fazer algo com sua família. E tente ficar um dia inteiro sem julgar o que quer que seja. Nessa altura você já deve estar se acostumando a comer menos, mas continue caprichando nos alimentos ricos em nutrientes que prolongam sua longevidade (veja o quadro). Torne o preparo e o consumo de refeições e lanches saudáveis algo rotineiro.
7° dia
Continue no processo de desintoxicação mental, recomendam Roizen e Oz. Eles ainda decretam: pare de só ficar lendo livros de auto-ajuda. Em vez de mergulhar em páginas e mais páginas de conselhos, procure pôr em prática o que as obras já lidas preconizam.
8° dia
Meça sua cintura de novo. Pegue a fita métrica e, depois de respirar fundo, posicione-a na altura do umbigo. Depois dê um pulo no supermercado e reabasteça sua cozinha com alimentos saudáveis — frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras.
9° dia
Ligue para aquele amigo do colégio com quem você não fala há anos. As amizades fortalecem a capacidade de suportar as pressões do dia-a-dia, afastando os efeitos negativos do estresse, como a queda da imunidade.
10° dia
Pratique ioga pelo menos uma vez por semana (conheça seus benefícios). Escreva um bilhete de agradecimento a uma pessoa que lhe é muito especial, dizendo o quanto você aprecia as pequenas coisas que ele ou ela faz.
11° dia
Relaxe. Experimente a meditação, uma forma de acalmar seu cotidiano (leia o quadro). E um último exercício: pense e escreva sobre a importância da vida. Para encerrar o dia, telefone para alguém com mais de 80 anos com quem você não costuma falar regularmente — ao menos, esse é o conselho dos autores.
12° dia
Levante pesos. Faça isso pelo menos de duas a três vezes por semana. Pense sobre o lado bom da vida. E, por fim, escreva três coisas pelas quais você se sente agradecido.
13° dia
Reúna a família para algum programa só para vocês. De novo, procure varrer todas as mágoas. Agradeça àquelas pessoas que já o ajudaram um dia, mesmo que faça muito tempo — e procure, inclusive, retribuir.
14° dia
Depois de tudo o que você aprendeu nessas duas semanas, compartilhe seus conhecimentos sobre como envelhecer bem com um amigo — isso também traz qualidade de vida. E indiretamente contribui para a sua juventude.

Nenhum comentário: