24 de mai. de 2009

Os segredos...

Os segredos para envelhecer com saúde


Não comer demais, caprichar nos exercícios e colocar o cérebro para trabalhar.

Esses são alguns segredos para envelhecer melhor.

Veja mais
Glycia Emrich


Na Antiguidade, quando a expectativa de vida era bem menor do que hoje, as pessoas mais velhas eram consideradas sábias, o que as tornava imensamente respeitadas. Hoje, com o avanço da medicina, das tecnologias e com a expectativa de vida lá nas alturas, envelhecer é o destino natural de qualquer um. O diferencial, no entanto, é chegar a essa fase da vida com maestria - e, claro, de bem com a vida.
Sempre é tempo de malharEstudos realizados por cientistas da McMaster University, no Canadá, mostraram que idosos que praticavam musculação por seis meses combateram o principal processo de envelhecimento: a deterioração das mitocôndrias. Por isso, nada de passar horas em casa sentada em frente da TV.
“Não precisa se jogar em uma academia cheia de mulheres novas com corpos de Hollywood. Uma excelente forma de se exercitar é optar pela prática do Pilates”, aconselha a personal trainer Luara Antonioni. O método corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal para uma vida mais saudável.

Se você for um pouquinho preguiçosa, reúna uma turma de amigas para que todo mundo se ajude a entrar em forma. Assim, vocês se encontram com mais frequência e ainda terminam o dia com uma super disposição.
Um, dois, feijão com arroz!Não exagerar no tamanho do prato pode garantir uma velhice mais tranquila. Pesquisas da National Institute of Aging, nos Estados Unidos, reforçam a ideia de que comer com cautela só faz bem à saúde e pode ser garantia de uma boa velhice. Na hora de converter os alimentos em energia, os assombrosos radicais livres provocam danos no DNA e nas proteínas das células.
Mas você não precisa viver apenas de cinco folhinhas de agrião e dois tomates cereja. Dá para ter cautela e ainda conseguir prazer se alimentando com moderação. “Não precisa deixar de lado aquela feijoada divina ou aquela boa macarronada de domingo. É só não montar o seu prato como se fosse a última refeição da sua vida”, sugere a nutricionista Daniela Mart.
Aproveite o fim de semana com a família e prepare um almoço bem gostoso. A montagem dos pratos fica por sua conta. Além de passar um dia agradável, você ensina seus filhos e netos a começar um novo ritmo de alimentação.
Mente sãFazer uma caminhada matinal e comer coisinhas saudáveis não é o suficiente para envelhecer em forma. Manter a mente funcionando é o remédio fundamental, melhor que qualquer aplicação de Botox, cirurgias plásticas ou banho de formol. Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, acreditam que ativar o cérebro interfere no DNA das células neuronais.
E pra isso não é preciso ler a ‘Odisseia’, de Homero, em duas semanas. Tomar um chá da tarde com as amigas, curtir uma sessão de cinema, aproveitar a estreia daquela peça de teatro, praticar um pouquinho de meditação. E, claro, não se esquecer da sua sexualidade. Manter práticas sexuais faz um bem danado!
Tudo ao mesmo tempoUma dica é deixar sempre marcado com as amigas ao menos um encontro por mês. Vocês podem começar o dia com uma caminhada no parque, com direito a alongamento e parada para meditar. De lá, juntem-se em alguma cozinha onde cada uma prepara um prato saudável e super gostoso (um vinho do porto de sobremesa cai super bem e ajuda a relaxar). Em seguida, preparem o sofá para a sessão de filmes antigos.

Relembrar os clássicos da época de vocês vai render boas risadas e será um excelente exercício para a memória!

Fonte: http://delas.ig.com.br/inspiracao/noticias/2009/05/21/os+segredos+para+envelhecer+com+saude+6250947.html

Nenhum comentário: