8 de ago. de 2010

Alimentos que diminuem a TPM.

A maioria das mulheres sofrem de alguns sintomas da TPM. Umas com mais frequência que outras. Infelizmente, sofro muito com esse mal… fico de péssimo humor variando de irritabilidade a depressão, cólicas não tão fortes, mas as dores de cabeça realmente me deixam maluca. Os hormônios podem realmente causar alguns problemas, sobretudo para quem convive com alguém em TPM.


Mas eu descobri que existem alguns alimentos que ajudam a combater esses sintomas, e deixar esse período mais suportável
 

1. Alimentos ricos em proteína.


Se você tem problemas com hipoglicemia pode ser que durante a TPM você sofra ainda mais variações com os níveis de açucar no sangue, o que leva à irritabilidade. O ideal para combater esse desconforto é fazer alguns lanchinhos entre as principais refeições e apostar nos alimentos ricos em proteína, como a banana e nozes.

2. Carboídratos

Alimentos integrais e ricos em carboídratos, como pão, frutas com bastante fibras e alguns legumes, também ricos em carboídratos, devem ser os pontos principais das suas refeições, pois esses alimentos aumentam os níveis de serotonina e vai deixar você mais feliz e mais calmo durante todo o mês. Faça uma refeição equilibrada e com o cuidado de colocar um pouco desses alimentos no seu dia a dia e vai ver como vai se sentir bem melhor.

3. Água

Beba tanta água quanto puder. A água não só a mantém hidratada e evitar dores de cabeça, mas também libera o seu sistema e desintoxica você e evita o inchaço. Água não engorda e só tem contra-indicação se estiver suja. Então beba muita água.
4. Evite o sal
Na semana que precede a TPM tente evitar o sal o máximo que puder. O sal provoca retenção de líquido, deixando-a inchada. O sal também tem sido associado com as crises de dores de cabeça da TPM. Então se puder evitar o sal por uma semana em cada quatro você vai se sentir muito mais saudável.
5. Diminua os Laticínios
Os derivados do leite são realmente bons a saúde da mulher, pois ajuda no fortalecimento dos ossos, mas , por outro lado, os derivados do leite impedem a absorção de magnésio, o que é essencial durante a TPM.

Mas se você acha que sua dieta está carente de magnésio, poderia ser uma boa falar com seu médico sobre o uso de algum suplemento… Você se surpreenderá com a diferença que faz!
6. Evite cafeína
Apesar de pensarmos que a cafeína ajuda a manter a calma, o que realmente funciona praqueles que são quase viciados em cafeína, ainda assim o efeito pode ser contrário durante o período da TPM. A cafeína pode abalar seus nervos e provocar um aumento na irritabilidade. A cafeína também tem sido associada a dores de cabeça e inchaço. O ideal seria pelo menos uma semana por mês optar pelo descafeínado… Será que rola?
7. Coma Peixe
Sempre o peixe aparecendo quando o assunto é alimentos que fazem bem. Mas comendo peixe você eleva o nivel de Omega 3, e isso irá melhorar sua saúde geral, até seu tom de pele. Omega 3 também têm sido associadas com a redução do risco de câncer de mama! Atum e salmão são excelentes fontes, e qualquer peixe fresco irá conter uma boa quantidade.
8. Vitamina E
Sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas são excelentes fontes de vitamina E, e têm sido provada a diminuição da sensibilidade dos seus seios durante a TPM com o consumo desses alimentos. Eles também são todos muito fáceis de incluir na sua dieta.
Seguindo essas dicas você provavelmente achará mais fácil passar pelo período da TPM! E quem sabe até passe sem precisar se preocupar com medicamentos para cólicas e enxaquecas.

Se você tem alguma dica de algum alimento que te ajuda a aliviar a TPM, conta pra gente!!!

Nenhum comentário: