5 de fev. de 2007

Oposição Esquizofrênica!!!


O que marcou o discurso da oposição tucano-pefelê e do colunismo político nacional ao longo do primeiro mandato do presidente Lula foi a cobrança de posturas pretéritas dele em relação a temas como, por exemplo, a reforma da Previdência. A taxação de aposentados e pensionistas, por exemplo, foi combatida com unhas e dentes pela oposição e pela mídia e considerada como prova de que o PT mudara o discurso com que havia chegado ao poder.
O que dizem essas mesmas vozes tonitruantes, que ontem criticavam o "neopragmatismo" de Lula, diante da afirmação do presidente de que não pretende impor mais arrochos aos aposentados porque o tão propalado déficit da Previdência não seria déficit e, sim, resultado da aprovação de direitos sociais pela Constituição de 1988, tais como a concessão de aposentadorias a trabalhadores rurais etc?
A esquizofrenia da imprensa e da oposição é caso de hospício - ou de polícia. Se o Lula presidente diverge do que pregava o Lula oposicionista, é incoerente com o que pregava; se é coerente com o que pregava, vira "populista". Não há saída para o Lula. Nada do que faça ou diga deixará de ser criticado pela oposição e pela imprensa. Ainda bem que quem decide quem governa ou não é o povo e não essas forças do atraso e da injustiça social.

Nenhum comentário: