24 de jun. de 2007

Como programas indesejados invadem seu micro


Popularmente costumam chamar esses programas simplesmente de vírus, mesmo que seu amigo que entende de informática diga que é um spyware, malware, badware, trojan, cavalo de tróia ou outros nomes, no final sempre fica aquela definição simplória: 'é um tipo de vírus'.

Mas honestamente, pra um usuário final não é preciso entrar nos detalhes, é um programa nocivo, ele está instalado no seu micro, provoca algum tipo de incômodo e você quer saber como ele foi parar lá! Afinal de contas, você instalou firewall, antivírus e tudo mais que aquele teu vizinho nerd lhe recomendou, talvez você até tenha pago um técnico para instalar e mesmo assim sua maquina foi invadida, sua paz digital foi roubada e você quer saber o que causou isso para evitar que esses problemas aconteçam novamente.

Bem, com os programas recomendados para uma segurança básica do seu micro esse tipo de invasão não deveria ocorrer, no passado poderia ser um antivírus/firewall ruim, mas atualmente a maioria deles vai cuidar razoavelmente bem do seu micro, outro problema é a questão da atualização, mas atualmente a maioria desses programas se atualiza automaticamente quando você se conecta a internet.

Então qual a principal causa dessas invasões? Tomando como base parentes e amigos que tenho ajudado no último ano eu sou quase capaz de afirmar que sites maliciosos são a principal causa desses incômodos.
Geralmente são sites de conteúdo adulto, programas piratas, dicas para ganhar dinheiro rápido, como emagrecer sem esforço e outras promessas miraculosas. Ao entrar nesses sites geralmente eles pedem que você baixe e instale algum software que irá permitir ver o conteúdo desejado ou resolver o seu problema, ao instalar esses programas você está ativamente permitindo que o 'vírus' se instale no seu computador.
Como eu disse anteriormente, uma proteção básica não permitiria que eles se instalassem automaticamente, então eles pedem para que o usuário os instale, enganando-os com promessas fantásticas, e infelizmente muita gente cai nesse truque.

Uma vez instalados esses programas espalham seus tentáculos por todo o micro, criam atalhos na sua área de trabalho, se auto-executam na inicialização da máquina, habitam a barra de ferramentas do seu navegador, pedem permissão para burlar o firewall, se disfarçam em programas do cotidiano como seu editor de textos ou programa de mensagens instantâneas. Em resumo, fazem de tudo para nunca mais saírem da sua máquina.
Eles podem ser espiões, gravando suas teclas e cliques e tirando impressões da sua tela em busca de dados bancários por exemplo, ou na maioria das vezes, comerciais, exibindo pop-ups com todo tipo de propaganda, muitas vezes colocando o usuário em situações constrangedoras ao exibir conteúdo pornográfico bem na hora que você estava mostrando aquele vídeo bacana para a sua família.
Remover essas pragas depois de instaladas não é uma tarefa fácil, além de desintalar os softwares é preciso rodar um antivírus na máquina toda e um anti-spyware para remover todos os rastros possíveis.
Às vezes é mais fácil (e rápido) formatar o micro e reinstalar tudo.
Por isso cuidado com as promessas tentadoras da internet, elas podem lhe custar todos os seus dados.

Nenhum comentário: